Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Tadalafila

TADALAFILA (ORAL) (nome genérico) (substância ativa)

 

Referência

CIALIS (Eli Lilly)

 

Genérico

Não

 

Similar

ADCIRCA (Eli Lilly)

 

Uso oral

COMPRIMIDO 20 mg: CIALIS

 

O que é

Vasodilatador. [inibidor reversível da fosfodiesterase-5 (PDE-5)].

 

Para que serve

Disfunção erétil; impotência sexual masculina.

 

Como age

Age restaurando a função erétil, resultando em uma resposta natural à estimulação sexual. O mecanismo fisiológico responsável pela ereção do pênis envolve a liberação de óxido nítrico nos corpos cavernosos durante a estimulação sexual. O óxido nítrico ativa a enzima guanilato-ciclase, que por sua vez induz um aumento dos níveis de monofosfato de guanosina cíclico (GMPc), produzindo um relaxamento da musculatura lisa dos corpos cavernosos, permitindo o influxo de sangue. O GMPc é degradado pela atuação da fosfodiesterase-5 (PDE-5). Quando a via óxido nítrico/GMPc é ativada, como ocorre com a estimulação sexual, o produto inibe a PDE-5 resultando em um aumento dos níveis de GMP-c nos corpos cavernosos e consequente influxo de sangue no pênis. Portanto, a estimulação sexual é necessária para que possa ocorrer a ereção. Começa a agir em 30 minutos e sua ação pode durar até 36 horas.

 

Como se usa

USO ORAL - DOSES

     doses em termos de TADALAFILA.

     armazenamento: na embalagem original, em temperatura ambiente (15 a 30ºC); proteger da luz.

     não partir ou mastigar o comprimido; engolir inteiro.

     antes de iniciar o tratamento deve-se avaliar se há risco de problemas cardíacos associados com atividade sexual.

 

ADULTOS: 20 mg em dose única, antes da relação sexual. Pode-se iniciar a atividade sexual em tempos variáveis após a administração; assim, cada paciente acaba por determinar seu intervalo ótimo de resposta.

LIMITE DE DOSE PARA ADULTOS: 20 mg por dia.

 

IDOSOS: mesma dose de adultos.

 

Cuidados especiais

Risco na gravidez

Classe B; mas o produto não está indicado para mulheres.

 

Não usar o produto

Paciente cuja atividade sexual esteja desaconselhada; o medicamento está formalmente contraindicado para paciente em tratamento com medicamento para angina do peito que contenha nitratos, tais como: isossorbida (mononitrato e dinitrato); nitroglicerina; nitroprusseto; propatilnitrato; não usar junto com outro medicamento para disfunção erétil (não há trabalhos atestando a segurança e eficácia dessas combinações).

Angina ocorrendo durante ato sexual; insuficiência cardíaca; desordem degenerativa hereditária da retina (inclusive retinite pigmentosa); hipotensão (< 90/50 mmHg); infarto do miocárdio (dentro de 90 dias); acidente vascular cerebral nos últimos 6 meses; arritmia incontrolada; hipertensão incontrolada (> 170/100 mmHg); angina instável; insuficiência hepática grave (Child-Pugh Classe C); hipersensibilidade ao produto ou a algum componente da fórmula.

 

Avaliar riscos x benefícios

Anormalidade anatômica do pênis (angulação, deformidade, hipospádia grave, fibrose cavernosa, doença de Peyronie); doença cardiovascular (avaliar previamente se a atividade sexual ou uma eventual queda de pressão pode ser prejudicial); doença que pode predispor ao priapismo (anemia falciforme, mieloma múltiplo, leucemia); cuidado com associação com alfabloqueadores (como a doxazosina), porque pode haver queda da pressão arterial; paciente com clearance de creatinina igual ou menor que 50 mL por minuto (usar com cautela).

 

Reações mais comuns (sem incidência definida)

CARDIOVASCULAR: vermelhidão na face.

GASTRINTESTINAL: má digestão.

MUSCULOESQUELÉTICO: dor muscular.

RESPIRATÓRIO: congestão nasal.

SISTEMA NERVOSO CENTRAL: dor de cabeça.

 

Atenção com outros produtos

A TADALAFILA:

 

     está formalmente contraindicada para pacientes em tratamento com medicamentos para angina do peito que contenham nitratos, tais como: isossorbida (mononitrato ou dinitrato), (Monocordil, Cincordil, Isordil, Isocord); nitroglicerina (Nitradisc, Nitroderm TTS); nitroprusseto (Nipride); propatilnitrato (Sustrate).

     não deve ser associada a: outro tratamento para a disfunção erétil.

     pode ter suas concentrações aumentadas por: cetoconazol; ritonavir (talvez também com saquinavir; eritromicina; itraconazol; suco de toronja (grapefruit)).

     pode ter sua concentração diminuída por: rifampicina.

     pode aumentar sua ação vasodilatadora, acentuando a queda de pressão arterial, com: álcool (em grandes quantidades); medicamento anti-hipertensivo (foram estudados: bloqueador de canais de cálcio; inibidor da ECA - enzima conversora da angiotensina; betabloqueador; diurético tiazídico; antagonista dos receptores da angiotensina II; bloqueador alfa-adrenérgicos (a tansulosina não tem interferência significante com a TADALAFILA).

 

Outras considerações importantes

     o produto contém açúcar, portanto, diabéticos devem estar alertados disso.

     o produto não altera as concentrações alcoólicas e o álcool não afeta as concentrações do produto, mas pode haver queda de pressão.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal