...nto, os dados podem revelar melhorias no atendimento geral pelos membros do departamento, ainda que os perfis profissionais individuais não sofram alterações significativas. Os diretores precisam estar aptos a discutir com os avaliadores da Joint Commission melhorias departamentais que justifiquem a ausência de documentos sobre deficiências individuais. NPDB O NPDB possui informações sobre mé......
... linhas gerais, os requisitos básicos e os processos; · formulários de propostas para admissão; · critérios preestabelecidos para participar de equipes assistenciais ou receber privilégios; · participação dos departamentos na definição dos critérios e das recomendações dos diretores departamentais; · revisões feitas pelos comitês executivos e recomendações para os corpos di......
...orpos diretivos, as administrações de hospitais, os líderes de equipes assistenciais e os provedores de serviços devem sempre se prevenir contra esforços de indivíduos ou grupos em impedir que outros profissionais ou especialidades recebam privilégios, principalmente se esses esforços forem motivados por ganhos econômicos pessoais, e não pela preocupação com a qualidade do atendimento. O nível do ......
...tensão dessas responsabilidades? Em que documentos devem ser delineadas? · Número e tipo de procedimentos ou casos a serem concluídos sob supervisão. As políticas devem definir claramente o número e o tipo de procedimentos sujeitos a supervisão. Se o especialista for cirurgião, deve-se supervisionar os primeiros 5, 10 ou 15 casos? O tipo ou a variedade dos casos devem ser identificados? Os p......
...equipe assistencial, da administração do hospital, dos serviços médicos, da coordenação de pesquisa, do conselho legal e de disciplinas relacionadas a melhorias de desempenho e gerenciamento de risco. Visão geral do conteúdo Gerenciamento do corpo assistencial é um recurso prático de consulta. O formato do livro permite que os usuários utilizem os espaços disponíveis para anotar id......
...rnos. O capítulo inclui dicas, orientação para solução de problemas e exemplos reais e atualizados. Capítulo 3: Avaliação de competências e concessão de privilégios clínicos Discute a avaliação de competências e a concessão de privilégios clínicos. Especifica as exigências da Joint Commission para conceder, renovar e revisar privilégios, explora alguns aspectos dessa atividade e in......
...eio de memorandos ou boletins informativos. As revisões devem ser colocadas em locais visíveis e de fácil acesso a todos os membros da equipe. No caso de revisões mais complexas, geralmente todos os indivíduos com privilégios clínicos devem receber cópias completas dos regimentos. Seja qual for o processo utilizado, é importante assegurar que as equipes assistenciais sejam constantemente informada......
...tos descrevem relações, prerrogativas e obrigações entre equipes assistenciais e corpos diretivos de hospitais. São imprescindíveis para minimizar e solucionar problemas estruturais e funcionais de qualquer equipe e criam sistemas de responsabilidades mútuas entre seus membros e as organizações assistenciais de saúde. As equipes assistenciais têm flexibilidade para desenvolver e estabelecer os ar......
...s de telemedicina devem ser coerentes com os padrões de qualidade estabelecidos. Privilégios temporários Os privilégios concedidos em caráter temporário, por tempo claramente definido, podem ser úteis se a concessão for criteriosa e ocorrer nas seguintes circunstâncias específicas: 1. Para atender necessidades importantes de cuidado, tratamento e serviço de pacientes. 2. Quando can......
...profissional independente licenciado provê o cuidado até que o paciente possa ser transferido para outro profissional com os privilégios necessários. Profissionais com atribuições temporárias As organizações hospitalares devem considerar com cuidado os processos de credenciamento e concessão de privilégios a profissionais que estão substituindo outros ou preenchendo vagas em equipes por meio ......