FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Corticóide para pré-escolares com chiado induzido por infecção viral

Autores:

Flávia J. Almeida

Médica Assistente do Serviço de Infectologia Pediátrica da Santa Casa de São Paulo. Mestre em Pediatria pela FCMSCSP.

Rodrigo Díaz Olmos

Doutor em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de são Paulo (FMUSP). Diretor da Divisão de Clínica Médica do Hospital Universitário da USP. Docente da FMUSP.

Última revisão: 08/08/2009

Comentários de assinantes: 0

Corticóide para pré-escolares com chiado induzido por infecção viral

 

Prednisolona oral para pré-escolares com chiado agudo induzido por vírus.

Oral prednisolone for preschool children with acute virus-induced wheezing. N Engl J Med. 2009;360(4):329-38 [Link para Abstract].

 

Fator de impacto da revista (new england journal of medicine): 52,589

 

Contexto Clínico

            Crises de chiado ou sibilância induzidas por infecções virais do trato respiratório superior são comuns em pré-escolares de 10 meses a 6 anos de idade. A maioria destas crianças tem poucos ou nenhum sintoma respiratório entre as crises e não apresenta eosinofilia crônica de trato respiratório inferior. Um curso de prednisolona oral de curta duração é amplamente utilizado para tratar crianças desta faixa etária com chiado que procuram o hospital. Entretanto as evidências relacionadas à eficácia desta conduta, nesta faixa etária, são conflitantes. Para se estudar esta questão, os autores realizaram um ensaio clínico de prednisolona oral para pré-escolares com chiado.

 

O Estudo

            Trata-se de um ensaio clínico randomizado, duplo-cego, placebo controlado que comparou um curso de prednisolona oral de 5 dias (10 mg/dia para crianças de 10 a 24 meses de idade e 20 mg/dia para crianças mais velhas) com  placebo em 687 crianças (343 no grupo da prednisolona e 344 no grupo placebo) com idade entre 10 e 60 meses. As crianças incluídas se apresentaram a 3 hospitais ingleses com crise de chiado associado a infecção viral. A análise foi por intenção de tratar. O desfecho primário foi a duração da hospitalização. Os desfechos secundários foram o escore de um instrumento de avaliação respiratória de pré-escolares (escore PRAM - “Preschool Respiratory Assessment Measure”), o uso de albuterol (fenoterol) e um escore de sintomas realizado no sétimo dia de evolução.

 

Resultados

            Não houve diferença do tempo de hospitalização entre o grupo placebo e o grupo prednisolona (13,9 horas X 11,0 horas; RR:0,90 IC 95% 0,77 – 1,05). Também não houve nenhuma diferença significativa entre os dois grupos de estudo quanto aos desfechos secundários ou incidência de efeitos colaterais. Os autores concluem que em crianças pré-escolares que procuram o pronto-socorro com chiado leve a moderado associado a infecção viral de vias aéreas superiores, a prednisolona oral não foi superior ao placebo.

 

Aplicações para a Prática Clínica

             As crianças na idade pré-escolar apresentam, em média, 6 a 8 infecções de vias aéreas superiores (IVAS) por ano.  A frequência de episódios virais do trato respiratório associados a crises de chiado é elevada e o uso indiscriminado de corticóide nestes casos é bem conhecido.

            Este estudo nos leva a refletir sobre este uso abusivo, uma vez que não foi demonstrado o benefício do corticóide. O assunto é bastante controverso, já que existem estudos que mostram resultados semelhantes e outros com resultados discordantes. De qualquer forma os resultados deste estudo precisam ser considerados, uma vez que foi o único estudo que utilizou o escore PRAM, considerado um instrumento fidedigno de avaliação pulmonar.

            Além disto, é fundamental considerarmos os eventos adversos a curto e longo prazo de cursos repetidos de corticóide, com possível impacto no peso e estatura.

            Assim acreditamos que o corticóide não deve ser utilizado em casos leves e moderados de crises de chiado associadas a infecções virais. Para casos graves são necessários estudos futuros que esclareçam o risco-benefício desta terapêutica.

 

Bibliografia

1. Panickar J, Lakhanpaul M, Lambert PC, Kenia P, Stephenson T, Smyth A, Grigg J. Oral prednisolone for preschool children with acute virus-induced wheezing. N Engl J Med. 2009;360(4):329-38.

 

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.