FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Apresentação

Última revisão: 01/06/2009

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Febre? Cuidado! Pode ser Malária CID 10: B-50 a B-54

Série A. Normas e Manuais Técnicos [Link Livre para o Documento Original]

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Vigilância em Saúde

Coordenação-Geral do Programa Nacional de Controle da Malária

Brasília / DF - 2003

 

Prezado Colega,

Mesmo com a redução de 45% da incidência da malária no ano de 2002, comparado com o ano de 1999, essa doença ainda representa um grande problema de saúde pública no Brasil, particularmente na região da Amazônia, onde concentram-se mais de 99% do total de casos registrados no País.

Nas demais regiões do País, apesar da reduzida incidência, a malária não pode ser negligenciada diante do risco de reintrodução da doença, agravado pelo fluxo migratório em áreas ambientalmente suscetíveis, bem como pela possibilidade de aumento da letalidade produzido pelo diagnóstico tardio e manejo clínico inadequado dos casos importados originários de nossa área endêmica ou mesmo de outros países.

Assim, é com prazer que apresento aos profissionais de saúde a publicação que trata do DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA MALÁRIA NA REGIÃO DA EXTRA-AMAZÔNIA. Além de aperfeiçoar a atenção médica aos casos de malária, essa publicação também contribuirá para uma melhor integração desses profissionais às ações de vigilância epidemiológica dessa doença.

 

Jarbas Barbosa da Silva Jr.

Secretário de Vigilância em Saúde

Ministério da Saúde

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal