FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Apresentação

Última revisão: 20/08/2009

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Guia para o Uso de Hemocomponentes

Série A. Normas e Manuais Técnicos [Link Livre para o Documento Original]

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Atenção à Saúde

Departamento de Atenção Especializada

Brasília / DF – 2008

 

APRESENTAÇÃO

A Coordenação da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados (CPNSH) do Ministério da Saúde com a missão de elaborar políticas que promovam o acesso da população à atenção hematológica e hemoterápica com segurança e qualidade desenvolve suas ações em consonância com os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Na busca constante da integralidade, universalidade e eqüidade na dis­ponibilização dos serviços hematológicos e hemoterápicos, a CPNSH vem implementando estratégias na busca da melhoria contínua dos serviços de hemoterapia. Nesta linha, o Programa de Qualificação dos Serviços de Hemoterapia, além de gerar melhorias técnicas e gerenciais, propõem-se também a atingir todas as especialidades médicas com vistas ao aperfeiçoamento da qualidade da assistência hemoterápica prestada.

Para tanto, o Guia para o Uso de Hemocomponentes que, aliado às outras estratégias de ação governamental, tem o propósito de colaborar para o aumento da segurança transfusional por meio do uso mais qualificado dos hemocomponentes, minimizando os efeitos inerentes da utilização destes, e, conseqüentemente, ampliar o acesso da população àqueles produtos, uma vez que é esperada uma redução na prescrição médica.

Para que o presente Guia pudesse refletir o que há de mais atual na literatura nacional e internacional sobre o tema e a experiência de profissionais atuantes na área foi indispensável a participação da Hemorrede Nacional pública e privada, da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, da Sociedade Brasileira de Hematologia e Hemoterapia, do Colégio Brasileiro de Hematologia, da Associação de Medicina Intensiva Brasileira e da Sociedade Brasileira de Anestesiologia.

Dentro desta construção coletiva, esperamos que este Guia torne-se ferramenta importante e cotidiana de consulta para os prescritores de transfusões, na diversificada realidade de desenvolvimento de nosso País, considerando que é incipiente a formação hemoterápica nas grades curriculares dos cursos de medicina. Assim, daremos mais um passo para o fortalecimento da qualidade na assistência hemoterápica brasileira.

 

GUILHERME GENOVEZ

Coordenador da Política Nacional de Sangue e Hemoderivados

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.