FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Introdução

Última revisão: 20/08/2009

Comentários de assinantes: 0

Reproduzido de:

Guia para o Uso de Hemocomponentes

Série A. Normas e Manuais Técnicos [Link Livre para o Documento Original]

MINISTÉRIO DA SAÚDE

Secretaria de Atenção à Saúde

Departamento de Atenção Especializada

Brasília / DF – 2008

 

1 INTRODUÇÃO

A transfusão de sangue e hemocomponentes é uma tecnologia relevante na terapêutica moderna. Usada de forma adequada em condições de morbidade ou mortalidade significativa, não sendo prevenida ou controlada efetivamente de outra maneira, pode salvar vidas e melhorar a saúde dos pacientes. Porém, assim como outras intervenções terapêuticas, pode levar a complicações agudas ou tardias, como o risco de transmissão de agentes infecciosos entre outras complicações clínicas.

O uso de sangue e hemocomponentes é uma prática cara para SUS, que necessita e utiliza tecnologia de ponta e recursos humanos altamente especializados, e tem seu fornecimento diretamente relacionado à doação voluntária. Tais particularidades, tornam indispensável a racionalização na utilização dos hemocomponentes, considerando sempre a segurança do doador, do receptor e a disponibilidade de acesso.

Com o propósito de refletir uma medicina transfusional de ponta serão abordados nesta versão o arsenal terapêutico disponível, as indicações e contra-indicações dos hemocomponentes, a transfusão pediátrica, as principais condutas frentes às reações transfusionais imediatas e o importante papel dos comitês transfusionais na prática hemoterápica. Neste contexto, a elaboração destas diretrizes servirá de auxílio para os médicos prescritores na escolha do momento e do hemocomponente mais adequado para uma transfusão.

Com intuito de ser um Guia de uso rotineiro na prática da medicina transfusional seu conteúdo tem formato com explanações concisas e destaque para as principais e mais atuais referências nos temas abordados.

Esperamos que este documento sirva de estímulo para que o grupo médico discuta, de forma crítica, segura e com bases científicas, a utilização da terapêutica transfusional, entendendo quais as diretrizes para tal conduta são relevantes frente ao risco inerente do uso do sangue e que o mesmo é oriundo do ato voluntário e solidário da população brasileira.

 

SOBRE OS DIREITOS AUTORAIS DO DOCUMENTO

Consta no documento:

“Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta obra, desde que citada a fonte e que não seja para venda ou qualquer fim comercial.”

O objetivo do site MedicinaNet e seus editores é divulgar este importante documento. Esta reprodução permanecerá aberta para não assinantes indefinidamente.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A
Av. Jerônimo de Ornelas, 670, Sala 501
Porto Alegre, RS 90.040-340
Cnpj: 11.012.848/0001-57
(51) 3093-3131
info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal