FECHAR
Feed

Já é assinante?

Entrar
Índice

Paciente de 56 Anos de Idade Sexo Feminino com Febre

Autor:

Rodrigo Antonio Brandão Neto

Médico Assistente da Disciplina de Emergências Clínicas do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP

Última revisão: 30/08/2018

Comentários de assinantes: 0

Paciente de 56 anos de idade, do sexo feminino, com insuficiência renal crônica dialítica. Apresenta quadro de febre há cerca de 2 semanas, tendo, há 6 dias, evoluído com quadro de cianose em dígitos de membro inferior E. Realizou hemocultura com achado de S. aureus. Com a suspeita de endocardite, foi indicada a realização de ecocardiograma transesofágico, conforme as Figuras 1, 2 e 3.

 

 

Figura 1 - Ecocardiograma transesofágico.

 

 

Figura 2 - Ecocardiograma transesofágico.

 

 

Figura 3 - Ecocardiograma transesofágico.

 

 

As imagens mostram um trombo extenso que se origina na veia cava direita e se estende até o ventrículo direito. A indicação foi de realização da anticoagulação. A infecção por S. aureus, por exemplo, apresenta uma associação com eventos embólicos, que chega a 40%.

Foi indicada a antibioticoterapia por 6 semanas como normalmente é indicado em pacientes com endocardite por S. aureus, e o quadro vascular é provavelmente secundário ao trombo intracardíaco. Após a melhora clínica do quadro infeccioso, o planejamento é a realização de procedimento cirúrgico. Trombos estéreis não são incomuns nesses pacientes e são indistinguíveis de vegetações. Pode haver papel de FDG-PET/CT nesses casos.

Conecte-se

Feed

Sobre o MedicinaNET

O MedicinaNET é o maior portal médico em português. Reúne recursos indispensáveis e conteúdos de ponta contextualizados à realidade brasileira, sendo a melhor ferramenta de consulta para tomada de decisões rápidas e eficazes.

Medicinanet Informações de Medicina S/A

Cnpj: 11.012.848/0001-57

info@medicinanet.com.br


MedicinaNET - Todos os direitos reservados.

Termos de Uso do Portal

×
×

Em função da pandemia do Coronavírus informamos que não estaremos prestando atendimento telefônico temporariamente. Permanecemos com suporte aos nossos inscritos através do e-mail info@medicinanet.com.br.